Há muitos anos, tapetes eram apenas artigos de histórias infantis. Mas o tempo passou, a decoração avançou, e hoje o tapetinho é artigo notável no visual de qualquer ambiente!
O tapete para sala, em especial, tem mil e uma utilidades: esconder pequenas imperfeições do piso, balancear a temperatura, delimitar espaços, aumentar o conforto. Além do mais, o item é decorativamente responsável por alegrar e personalizar o ambiente mais movimentado da casa.
No entanto, a escolha do tapete não deve ser feita de forma arbitrária: assim como podem encantar um ambiente, a escolha incorreta ou uso inadequado é capaz de criar o efeito contrário. Continue acompanhando e descubra o caminho do sucesso!
Hoje em dia, é possível encontrar diversos tamanhos e modelos, cada um com sua particularidade, mas uma dica básica é combinar os tons do tapete e os móveis da sala.
COURO
Material capaz de aliar o natural ao moderno. Modelos em couro são singulares e creditam seriedade ao ambiente. Podemos encontrar tapetes em couro sintético e em couro natural, destacando-se a possibilidade desse último possuir tons variados em uma única peça.
Opções em couro são ideais para quem busca tapetes para sala rústicos: combina bem com estilo industrial, tijolinhos aparentes e itens com visual amadeirado.
LÃ
Este modelo clássico proporciona aconchego e o conforto. Os tapetes de lã são quentinhos, recomendados para deixar o ambiente convidativo e ajudar na aclimatação (boa opção para locais de piso frio).
Contudo, é necessário atenção ao fluxo de pessoas e animais no local, visto que alguns destes fatores podem diminuir a vida útil do tapete. Esse é um modelo que pode acumular poeira, ideal para uma sala mais reservada.
BELGA
Tapetes para sala podem ser obras de arte? Julgando por esse modelo, bastante similar a um quadro, a resposta é sim. O tapete belga é uma obra-prima que certamente será contemplada pelas visitas.
Este modelo proporciona modernidade, sofisticação e luxo para o ambiente, mas tenha atenção quanto aos móveis – é preciso saber balancear corretamente a sua decoração para que não fique muito carregada.
LISTRADO
As listras, muito trabalhadas no mundo da moda, também possuem o seu valor quando o assunto é o uso de tapetes para sala.
Listra é a estampa indicada para ambientes com tons neutros: se a sua sala tem paredes brancas, esse é o tapete perfeito! O tapete listrado compõe muito bem a decoração, garantindo charme e modernidade. O segredo é replicar a cor das listras nos detalhes decorativos!
E mais uma dica bônus: O ideal é que todos os móveis fiquem sobre o tapete. Para criar um ambiente mais harmonioso, é aconselhável que o tapete ultrapasse, pelo menos, 10 centímetros os pés dos móveis. Dessa forma, teremos a impressão de continuidade e amplitude.
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos.